quinta-feira, 15 de maio de 2008

Estudantes convocam audiência pública sobre passe livre no dia 5 de junho

Lideranças estudantis dizem que podem arrastar debate para as eleições na capital.

As entidades estudantis vão propor na próxima segunda-feira 19, na reunião que ocorrerá na Câmara de Vereadores, uma audiência pública no dia 5 de junho para discutir a implantação do passe escolar livre para todos os estudantes de Curitiba. Os líderes estudantis pretendem envolver outros setores sociais no debate acerca da utilização dos recursos das multas eletrônicas e dos estacionamentos no financiamento do beneficio total aos alunos. A proposta do movimento estudantil não encarece a tarifa do ônibus.

Segundo o presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Rafael Clabonde, a reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira entre a prefeitura municipal e uma comissão estudantil, depois de uma passeata que reuniu mais de 2 mil estudantes, “foi pouco proveitosa porque eram pessoas que não tinham condições e autonomia para decidir nada”.

“Acho que o prefeito Beto Richa deveria se dedicar pessoalmente a esta questão do passe livre dada a importância do assunto”, recomendou Clabonde.

De acordo Fabiana “Binha” Zelinski, presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), a audiência pública ocorrerá no dia 5 de junho. “Esperamos que a prefeitura cumpra o seu papel participando e dialogando com a sociedade curitibana”.

Os dirigentes estudantis não descartam realizar novas mobilizações e dizem estar dispostos, se for necessário, a arrastar o debate sobre o passe livre para dentro das eleições municipais deste ano. “É um debate que interessa a todos os curitibanos porque envolve a qualidade e a eficiência do transporte na cidade”, dizem os líderes da UPES e da UPE.

Foto de Lineu Filho.

Contatos:

(41) 8869-7705 c/ Rafael Clabonde, presidente da UPES

(41) 8836-2124 c/ Fabiana “Binha” Zelinski, presidente da UPE.

0 comentários: